segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Extintos 80% dos focos de incêndio na Chapada

José Silva / Agência A Tarde

Trabalhos para conter chamas continuam

Galeria de Fotos

Vídeo

Áudio

Ao Vivo

A Tarde On Line

Foram contidos cerca de 80% dos focos de incêndio que assolam a região da Chapada Diamantina. Diversas unidades do corpo de bombeiros do estado, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar e a Coordenação de Defesa Civil (Cordec), além do 4º Batalhão de Incêndio Florestal do Distrito Federal, brigadas civis e voluntários atuam no combate ao fogo. As informações são da Agecom.

O coronel do 4º Batalhão de Incêndio Florestal do Distrito Federal, Marco Aurélio Vieira, ressalta a importância dos aviões que lançam água no combate às chamas.

Os focos começaram em julho e vinte municípios da Chapada estão em situação de emergência. Nos meses de outubro e novembro a situação se agravou. Os prejuízos ambientais são inúmeros. A coordenadora do Movimento Ambientalista Gavião, Ana Paula Soares, diz que o maior impacto é na fauna, flora e nas questões hídricas. Segundo ela, as queimadas têm aumentado por conta da expansão agrícola. Para ela, é necessário trabalhar a prevenção e educação ambiental na zona rural.

A agricultura também é prejudicada com os incêndios. Segundo o produtor Orlando Maia, cerca de 95% de suas terras estão queimadas e duas, das três nascentes que existem em seu terreno, estão secas.

Fonte: A Tarde


Nenhum comentário: