segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Governo assina contrato para modernizar cartografia da Bahia

Identificação de culturas agrícolas, zoneamento rural e florestal, estudos de gerenciamento de bacias hidrográficas e elaboração de projetos e manutenção de rodovias, ferrovias e portos.

Esses são alguns exemplos de atividades que tem na cartografia uma ferramenta fundamental para a sua correta execução, com economia de recursos humanos e financeiros.

Com o objetivo de modernizar a base cartográfica e de dados do Estado da Bahia, foi assinado, nesta sexta-feira (12), no auditório da Secretaria de Planejamento (Seplan), um contrato, no valor de R$ 4,5 milhões, com a empresa ganhadora da licitação, Imagem Geossistemas, que vai fornecer para o Governo imagens de satélite de todo território do estado.

As imagens serão fornecidas em lotes e, por uma questão de logística, a Bahia foi divida em três áreas que terão o recobrimento cartográfico - oeste e litoral e o semi-árido.

De acordo com o diretor geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), Geraldo Reis, a atual base cartográfica está defasada, sendo datada das décadas de 1970 e 1980, e foi construída a partir de esforços isolados de alguns órgãos.

“A nossa Diretoria Geoambiental há muito tempo trabalha com uma tecnologia e com um produto bastante defasado. São imagens de cerca de 30 anos, então, a aquisição dessas novas imagens de satélite representa um salto tecnológico para a Bahia, com o objetivo de preparar e planejar o estado para grandes intervenções urbanas, de infra-estrutura, de exploração mineral, entre outras”, explicou Reis.

Convênio

Além da aquisição dessas imagens, está em andamento a execução de um convênio de cooperação técnica e financeira, entre o Governo do Estado e a Diretoria de Serviço Geográfico do Exército (DSG), para que este órgão possa avaliar e homologar os resultados obtidos com as aquisições e serviços relativos à cartografia sistemática.

A aquisição dessas imagens, marcando o início do projeto de Atualização da Cartografia Sistemática, representa, na avaliação do secretário de Planejamento, Ronald Lobato, uma revolução gerencial, administrativa e técnica.

“Na medida que se disponibiliza uma base cartográfica articulada com um banco de dados eficiente, eficaz e contemporâneo, nós vamos ter condições de avançar naquilo que é definido como prioritário para o governo, que é a articulação do conjunto das ações governamentais. Isso representa uma economia de recursos humanos e financeiros, pois nós estamos construindo uma nova base cartográfica da Bahia”, disse Lobato.

Ele lembrou ainda que a partir dessa base sistematizada, articulada com o país e com as referências estabelecidas, muitas áreas serão beneficiadas, como o meio ambiente e projetos estruturantes como a construção da ferrovia da Integração Oeste-Leste e do Porto Sul.

Cartografia

Ciência que se destina às representações do espaço geográfico, a Cartografia se ocupa da representação da superfície terrestre. Espacializa informações de sistemas viários, localidades, curvas de nível, hidrografia ou ainda fenômenos socioeconômicos e ambientais.

Fonte: AGECOM

Nenhum comentário: